terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vários tipos de máscaras




Cada vez mais me surprende como a pesquisa é tão fundamental para nosso trabalho, e isto se intensificou a partir do momento que passei a estudar e pesquisar o rico universo das máscaras para teatro, nossa ignorância nos afasta de grandes possibilidades e de altos vôos, o universo das mascaras é rico não apenas pela questão estética ou funcionalidade ,mas principalmente pela sua essencia e pela sua expressividade, não podemos pensar a máscara sem perceber seus aspectos psicologicos e fisicos ( em relação a criação de personagens) a funcionalidade cênica e o universo cultural ( através de tipos) podem enriquecer qualquer proposta cênica onde a máscara tem uma função clara e específica. O Grupo Moitará criou para seu trabalho toda uma metodologia ...” o trabalho do ator repensado através da utilização de vários tipos de máscaras...”, com exemplo, seu estudo inédito sobre os “ Tipos Populares” , que faz um paralelo com os personasgens da Commédia Dell'arte( exemplo Arlequino, que mantem sua esperteza e artimanhas, com muita comicidade), e isto se comprova através de sua criação , a máscara do “ Zé de Riba” ( tipo nordestino e esperto, contador de causos que inventa histórias absuras para sair das encrencas) estes tipos com certeza nos incentivam a resgatar a nossa própria cultura e explorá-la, se levarmos em consideração a riqueza de tipos em nossa literatura, seja em Macunaima, como em João Grilo.
Durante a pesquisa de máscaras, que são divididas em Máscaras inteiras e silenciosas ,que não permitem a voz mas exprimem a essência da palavra falada através das ações e tem um jogo largo , normalmente orientadas pelo nariz. , cito ( Expressivas, Larvárias- a que curto muito- são rostos inacabados, formas simplificadas da figura humana, que remetem ao estado primeiro dos insetos) Neutra e Abstrata e as máscaras Populares ( referências Commédia dell'arte) e as Meias-Máscaras , se torna fundamental assumir e reconhecer um grande recurso para a encenação , através de sua fisicalidade e vocalidade, levando sempre em consideração suas características tipicas, e suas intenções, dentro de um contexto, ao qual está inserida e também re pensar o poder que as máscaras assumem em nos darem condição de buscarmos uma estética clara, bela e altamente funcional , ciando um universo cultural amplo e significativo.








Nenhum comentário: